Concessionárias Eco050 e Ecovias do Cerrado365 são as mais sustentáveis do País


Empresas do Grupo EcoRodovias ficaram em 1º e 2º em reconhecimento do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

As concessionárias Eco050 e Ecovias do Cerrado foram reconhecidas como as mais sustentáveis do País pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela fiscalização dos contratos de concessões de rodovias federais brasileiras. As unidades do Grupo EcoRodovias que atuam nas regiões do Triângulo Mineiro e Sul/Sudoeste Goiano conquistaram a primeira e a segunda posição, respectivamente, no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), cujo resultado foi divulgado na última semana.

O IDA é uma iniciativa criada para incentivar as concessionárias a adotarem práticas sustentáveis a fim de reduzir o impacto ambiental de suas atividades. Com ele, a ANTT mede e classifica o desempenho das empresas por meio de suas políticas e seus resultados de sustentabilidade.

Entre todas as concessionárias avaliadas, a Eco050 ficou com a primeira colocação isolada. Dos 33 critérios analisados no Índice, a concessão cumpriu com 32, como, por exemplo, Política Ambiental Institucional, Certificações Ambientais, Preservação da Biodiversidade e Gerenciamento e redução de efluentes.

Dentre as medidas adotadas pela concessionária que viabilizaram o reconhecimento estão a implantação de um sistema de captação de água de chuva em bases operacionais, a redução do atropelamento de animais silvestres na rodovia, a ampliação da oferta de carregadores para veículos elétricos nas bases operacionais e a adoção de medidas para diminuir ruídos durante obras de engenharia.

A Ecovias do Cerrado, por sua vez, ficou com a segunda colocação, atendendo a 31 dos 33 critérios avaliados. Entre as ações da concessionária, se destacaram a implantação de usinas fotovoltaicas em bases operacionais, a implantação de um sistema de reuso de água nos postos SAU, a instalação de carregadores para veículos elétricos e híbridos em suas bases operacionais, entre outras.

“Assim como a segurança viária e o bom atendimento ao usuário, a Sustentabilidade é uma das principais preocupações do Grupo EcoRodovias, por isso celebramos com muita satisfação esse resultado do IDA. Além de comprovar a efetividade das ações que temos implementado em Minas Gerais e Goiás, o Índice também nos ajuda a mostrar o empenho e a busca constante por ações ambientalmente corretas em nossas unidades”, diz o Diretor-Superintendente da Eco050 e Ecovias do Cerrado, Matheus Fernandes.

Assessoria