Centro Administrativo Municipal recebe exposição imersiva de conscientização sobre o câncer colorretal a partir desta quarta (26)


 

Divulgação

 

A Prefeitura de Uberlândia, em apoio à campanha de prevenção ao câncer colorretal, promovida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, cedeu espaço no Centro Administrativo Municipal para uma exposição imersiva sobre o tema. Entre os dias 26 e 28 de junho, quem passar pelo prédio poderá conferir, no saguão do bloco 1, uma instalação organizada pela instituição, com informações sobre a doença que atinge o intestino grosso e pode ser prevenida, reduzindo, assim, o risco de sequelas e morte.

Na instalação, os visitantes terão o acompanhamento de profissionais do instituto e poderão entrar em uma estrutura inflável que simula o intestino. Dessa forma, o público poderá visualizar diferentes condições do órgão, além de conhecer as doenças mais comuns (incluindo o câncer colorretal) e aprender mais sobre autocuidado, prevenção, hábitos saudáveis de alimentação e diagnóstico precoce.  

O câncer de colorretal é caracterizado por tumores que se iniciam na parte do intestino grosso, chamada cólon, e no reto, que corresponde ao final do intestino. É uma doença que se desenvolve principalmente a partir de mutações genéticas em lesões benignas.

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil pode chegar a mais de 45 mil novos diagnósticos de câncer de cólon e reto (ou câncer de intestino). Além disso, um estudo dos pesquisadores do Inca apontou aumento de 10% de óbito prematuro por câncer de intestino entre pessoas de 30 a 69 anos. Já as informações dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC) dão conta de que, entre 2015 e 2019, cerca de 65% dos casos de câncer de intestino foram diagnosticados em estágios avançados em todas as faixas etárias.

PMU