Brasal Incorporações destaca a necessidade de práticas sustentáveis para esse segmento do mercado

87% dos brasileiros afirmam que a atuação de empresas em relação à sustentabilidade é importante. Esse estudo desenvolvido pelo Google em parceria com a MindMiners e o Sistema B, só reflete que as  práticas empresariais que priorizam a sustentabilidade, a responsabilidade social e a transparência se tornaram uma necessidade urgente para marcas, inclusive para o setor de incorporação imobiliária. Com isso, a adoção de práticas mais responsáveis e sustentáveis em todas as etapas do processo de construção tem sido impulsionada. 

 

De acordo com a pesquisa Retratos da Sociedade: hábitos sustentáveis e consumo

consciente, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 74% dos entrevistados

adotam hábitos sustentáveis, sendo que 30% dizem que sempre adotam esse

hábito e 44% afirmam que às vezes o fazem. A Brasal Incorporações, ciente da relevância do cuidado com a responsabilidade social, meio ambiente e sustentabilidade, já implementa ações alinhadas com esses princípios. 

 

O engenheiro de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente, da filial de Uberlândia,  Nilson Nogueira, comenta que  desenvolver estratégias sustentáveis é um caminho necessário principalmente pensando nos impactos ambientais. "Há uma demanda crescente, especialmente na sociedade, que valoriza cada vez mais iniciativas que reduzam os impactos socioambientais, além de ser uma forma de reduzir custos nas obras e garantir a qualidade do trabalho, as ações sustentáveis são decisões de investimento." Diante do comentário, o engenheiro explica mais sobre as iniciativas desenvolvidas nas filiais da Brasal. 

 

Iniciativas sustentáveis desenvolvidas na Brasal Incorporações 

 

Entre as ações que reforçam o compromisso da Brasal com a natureza, há o tratamento e destinação adequada dos resíduos gerados durante as obras. Por exemplo, os materiais recicláveis como papéis, plásticos e papelão são doados a uma parceria e o volume desses insumos é transformado em moeda virtual  que pode ser trocada por outros materiais recicláveis como britas ou outro produto que possa utilizar no canteiro de obras. 

 

Nilson comenta que outra prática que utilizam nas obras é a priorização de materiais sustentáveis, como lâmpadas de LED. "As lâmpadas não apenas reduzem o consumo de energia, mas também facilitam o descarte adequado, que é outro ponto de atenção. Nós seguimos o programa do PGRCC, que tem o objetivo de garantir o descarte correto dos resíduos, aumentando a sustentabilidade das operações e a preservação e segurança do meio ambiente. Assim, nos canteiros de obras fazemos as separações dos materiais para depois destinar ao aterros cadastrados e legalizados". 

 

Além da separação dos materiais, outro ponto importante, é o local de descarte dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI). A Brasal adota medidas de identificação do destino final e instalou uma rotulagem preventiva de armazenamento e manuseio, evitando a mistura de itens descartados, principalmente, os contaminados por produtos químicos ou usados em ambientes com riscos biológicos.

Sobre a Brasal

Com mais de 60 anos de história, a Brasal é um grupo multissegmentado que atua nos mercados de incorporação e construção imobiliária; produção e distribuição de bebidas; concessionária de veículos, comercialização de combustíveis e geração de energia limpa e renovável.

Em 2003, a Brasal Incorporações iniciou sua operação no mercado de Brasília. Carregando atributos que valorizam o lazer, a segurança, a tecnologia e a boa localização, com projetos que proporcionam tempo de qualidade para quem compra, vivência ou investe em um Brasal. Chegou no mercado de Goiânia em 2011, em 2015, lançou seu primeiro empreendimento em Uberlândia.

Nos seus 21 anos de operação com foco em empreendimentos residenciais, comerciais e loteamentos, conta com mais de 10 mil unidades entregues, em obra e lançadas, cerca de 1.5milhões de m² construídos e 7.7 bi em VGV (Volume Geral de Vendas) lançados.

Atualmente, totaliza mais de 1.500 colaboradores diretos, é reconhecida como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Centro-Oeste (Great Place To Work). Além disso, seu Sistema de Gestão foi aprovado em uma das mais importantes e respeitadas certificações de excelência: Bureau Veritas, para norma PBQP-H/SIAC nível A e ISO 9001, com auditorias anuais de conformidade.

Cada lançamento de produto traz consigo a característica de oferecer projetos inspiradores, com tecnologia, atemporalidade e o cliente no centro do negócio. Todos eles feitos sob os mais exigentes critérios de inteligência e excelência construtiva, que visam processos sustentáveis no âmbito social e ambiental.

A Brasal Incorporações trabalha para que a satisfação seja o elo entre sua marca e seus clientes, internos e externos. Porque confiança, gera resultado.


Assessoria