Acontecerá a 33ª Semana da Família Rural entre os dias 17 a 19 de Julho na IFTM - Campus Uberlândia

A Semana da Família Rural teve origem no ano de 1980, quando o então Diretor da Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, professor Pedro Miranda Damasceno, convidou o então Supervisor Regional da Emater, Engenheiro Agrônomo Romeu Francalassi, para participar de uma reunião para tratar da criação da SFR, a qual ocorreu nas dependências da escola. A ideia teve como referência a Semana do Fazendeiro, organizada a muitos anos pela Universidade Federal de Viçosa. A experiência desde seus primeiros anos foi bem sucedida, tanto pelo número de produtores e produtoras inscritos, bem como pela qualificação técnica oferecida a todos os participantes. Ao longo das várias edições houveram alterações na formatação dos cursos e também na escolha da sua clientela alvo. Independente do tempo de duração e aspectos logísticos, os cursos vem sendo ofertados preferencialmente a produtores oriundos da agricultura familiar. Passados tantos anos da desde a primeira edição é possível se constatar que diversas experiências profissionais bem sucedidas em diferentes atividades rurais, tiveram como embasamento técnico, os cursos oferecidos pela Semana da Família Rural. Aprender fazendo, confere um aprendizado mais sólido e duradouro os quais serão aplicados nas áreas de planejamento, produção, comercialização e preservação ambiental. Um produtor capacitado além de alavancar seu próprio negócio, será um excelente difusor de novas tecnologias na região onde está inserido. Tenho o maior orgulho desse evento desde a sua primeira edição quando fui coordenador e posteriormente ter contribuído para o crescimento e aperfeiçoamento do evento. Registros de alguns aspectos gerais desse evento estão na cópia de meu mestrado que está disponível na biblioteca do campus. Registramos que esse evento sempre teve seus objetivos alcançados graças as parcerias com diversas instituições, entidades e empresas patrocinadoras. É justo se destacar que a SFR é hoje um dos maiores eventos de extensão no nosso estado, graças a parceria com a EMATER, que sempre esteve ao longo dos anos lado a lado do IFTM Campus Uberlândia no planejamento e execução dessa vitoriosa experiência de extensão. Obrigado a todos que fizeram essa história.

📢🌾 Venha participar da 33ª Semana da Família Rural 🌾📢 

🗓 Data: 17, 18 e 19 de Julho

🎓 Serão 20 cursos nas áreas de:

Agropecuária

Alimentos

Fitoterapia

Saúde mental

Criação animal

Artesanato

Meio ambiente

👩‍🌾 Aberto para: Produtores, alunos e qualquer pessoa interessada!

O evento é uma iniciativa do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberlândia, em parceria com EMATER-MG, Prefeitura Municipal de Uberlândia e Sindicato Rural de Uberlândia.

📈 Nosso objetivo é promover a qualificação e aperfeiçoamento do conhecimento técnico e administrativo, oferecendo cursos e oficinas para você se aprimorar ainda mais.

Não perca essa oportunidade de crescimento e aprendizado! 🚜💚

33ª Semana da Família Rural
17 a 19 de Julho de 2024
Local: IFTM - Campus Uberlândia
Taxa de inscrição: R$30,00 para público em geral. R$ 60 para ter acesso ao alojamento
Realização : IFTM - Campus Uberlândia
Sindicato Rural de Uberlândia
EMATER - MG
Apoio: Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação - Prefeitura Municipal de Uberlândia
Maiores informações: email: semanadafamiliarural.udi@iftm.edu.br
Telefones IFTM 34 3233-8818 ou EMATER 34 3214-1752