33ª Semana da Família Rural que será realizada entre os dias 17 e 19 de julho no IFTM Campus Uberlândia





Nesta segunda-feira, 24 de junho, serão abertas as inscrições para a 33ª Semana da Família Rural, que será realizada entre os dias 17 e 19 de julho no IFTM Campus Uberlândia. 

O evento é realizado por meio de parceria entre o IFTM, a EMATER, o Sindicato Rural de Uberlândia e a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação da Prefeitura Municipal de Uberlândia. 

Cursos teóricos e práticos serão realizados durante o evento.


As inscrições são realizadas pelo site https://sistemas.fau.org.br/participante/index.xhtml?idevento=915, até 10 de julho. O valor da inscrição é 30 reais para o público geral e 60 reais para os participantes que não residem em Uberlândia e quiserem utilizar o alojamento.


Semana da Família Rural: Evento tradicional em Uberlândia


A Semana da Família Rural (SFR) teve início em 1980, quando o Diretor da Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, professor Pedro Miranda Damasceno, convidou o Supervisor Regional da Emater, Engenheiro Agrônomo Romeu Francalassi, para uma reunião sobre a criação do evento. Inspirada na Semana do Fazendeiro organizada pela Universidade Federal de Viçosa, a SFR foi bem-sucedida desde o início, tanto pelo número de produtores inscritos quanto pela qualificação técnica oferecida. 


Ao longo dos anos, houve alterações na formatação dos cursos e na escolha do público-alvo. Independente do tempo de duração e aspectos logísticos, os cursos são preferencialmente ofertados a produtores oriundos da agricultura familiar. A SFR tem sido a base técnica para diversas experiências profissionais bem-sucedidas em atividades rurais, proporcionando um aprendizado sólido e duradouro que é aplicado em áreas de planejamento, produção, comercialização e preservação ambiental. 


Um produtor capacitado alavanca seu próprio negócio e se torna um excelente difusor de novas tecnologias na região. O evento tem alcançado seus objetivos graças às parcerias com diversas instituições, entidades e empresas patrocinadoras. É importante destacar que a SFR é hoje um dos maiores eventos de extensão do estado, graças à colaboração constante com a EMATER e o IFTM Campus Uberlândia no planejamento e execução dessa experiência de extensão.


IFTM Campus Uberlândia: de "Escola Agrícola" à referência em ensino, pesquisa, extensão e inovação.

O IFTM Campus Uberlândia é uma instituição de ensino que oferece educação superior, básica e profissional, com um currículo diversificado e especializado na educação profissional e tecnológica. A instituição se destaca pela integração de conhecimentos técnicos e tecnológicos com práticas pedagógicas inovadoras.

Os cursos oferecidos incluem níveis médio (técnico) e superior (graduação e pós-graduação lato sensu), todos realizados na unidade localizada na Fazenda Sobradinho, na Zona Rural norte de Uberlândia. O campus possui infraestrutura adequada e profissionais qualificados para proporcionar ensino de qualidade, desenvolvimento de pesquisas científicas, atividades de extensão e processos de inovação nas diversas áreas de atuação do campus.

Assessoria