Prefeitura de Uberlândia vacina mais de 1,5 mil pessoas em ponto extra do Terminal Central


  

Arapipedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

 

A Prefeitura de Uberlândia alcançou mais de 1,5 mil pessoas nos três primeiros dias de reforço da vacinação realizado no Terminal Central. Com foco especial em imunizantes contra os vírus Influenza e Covid-19, a estratégia integra o plano de ação determinado pelo prefeito Odelmo Leão para enfrentamento do atual período emergencial de aumento de casos de síndromes respiratórias no município. O trabalho começou na última segunda-feira (27).

            Localizado no 2º piso do Terminal Central, próximo à entrada pela avenida João Naves de Ávila, o ponto extra de vacinação será reaberto na próxima segunda-feira (3), com atendimento das 8h às 17h até o dia 5 de junho. Ressalta-se, no entanto, que todas as vacinas também estão disponíveis nas 74 salas de vacina, que abrirão normalmente nesta sexta-feira (31). (Clique aqui para conferir horário de atendimento e endereço das unidades de saúde)

Campanha contra o vírus Influenza

Iniciada em março deste ano, a Campanha Nacional de contra a Influenza foi ampliada para o público em geral, acima dos seis meses de vida, neste mês. No entanto, o público a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 após o parto) e crianças devem garantir o quanto antes a proteção já que são mais suscetíveis às complicações da gripe, como as Síndromes Respiratórias Aguda Grave (SRAG) e gripal.

Vacina Monovalente contra a Covid-19

Já a imunização contra a Covid-19 conta com uma nova vacina enviada pelo Ministério da Saúde: a Monovalente XBB (Spikevax), que é a versão atualizada para a variante em circulação no país, a XBB 1.5. Conforme orientação do órgão federal, os públicos-alvo são as pertencentes aos grupos prioritários e as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto, de acordo com a faixa etária, para vacinação de rotina no Calendário Nacional de Vacinação Infantil. (Clique aqui e confira o esquema vacinal para cada público)

A responsabilidade de envio da vacina contra a Covid-19 é do Ministério da Saúde, ficando a cargo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais a distribuição para os municípios. Até o momento, a cidade recebeu 3.697 doses da monovalente para atender a população.

 

Locais de vacinação

Além do ponto extra de vacinação no Terminal Central e da busca ativa nas escolas, as doses da vacina da gripe estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), das 7h30 às 16h30, nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, das 8h às 21h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 18h30. Nas UBSs dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil, o atendimento é das 8h às 21h.


PMU