Prefeitura de Uberlândia recebe comitiva da República do Mali e apresenta políticas inovadoras implementadas em prol da cadeia agropecuária


 

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

 

O prefeito Odelmo Leão recebeu, na tarde desta quinta-feira (2), uma comitiva formada por autoridades da República do Mali e empresários da nação africana. Os membros da delegação estão viajando pelo Brasil para aprender sobre a cadeia agropecuária e produtiva leiteira e, no encontro no Centro Administrativo Municipal, puderam conhecer as melhores práticas e políticas públicas da Prefeitura de Uberlândia para o setor, como os programas Bem Mais Agro e Mais Leite e, sobretudo, o projeto relativo ao pó de basalto pelo 1º Polo Agromineral Verde do Brasil Ministro Alysson Paolinelli.

Participaram da reunião junto ao prefeito o ministro da Pecuária e Pesca de Mali, Youba Ba, o embaixador de Mali no Brasil, Ibrahima Diallo, o presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Mali, Madiou Simpara, o presidente da Assembleia Permanente das Câmaras de Agricultura do Mali, Sanoussi Bouya Sylla, e mais de 20 empresários malianos.

O prefeito Odelmo Leão enfatizou, na reunião paradiplomática, todo o processo capitaneado pelo Executivo municipal na pesquisa, disseminação e uso do pó de rocha como importante remineralizador de solo com capacidade de aumentar a produtividade no campo e diminuir a dependência por fertilizantes. "Esse é o projeto que não seria competência inicial do Município, mas estamos sempre à frente em busca de soluções inovadoras para a cidade, Estado e País. Portanto, o poder público deve atuar sempre como facilitador. Estamos de portas abertas para colaborar", disse.

Por sua vez, o ministro da Pecuária e Pesca de Mali, Youba Ba, agradeceu a recepção da delegação por parte do Município e solicitou que o intercâmbio técnico possa continuar de forma definitiva. "Viemos com uma missão dada pelo nosso presidente para que o Mali possa desenvolver sua agropecuária, atingindo capacidade para produzir alimentos de forma eficiente e sustentável dentro do próprio País e diminuindo a dependência de importações. Com certeza, encontramos muitas soluções no Brasil e, especificamente em Uberlândia, temos convicção de que o pó de basalto nos auxiliará."


PMU