Prefeitura de Uberlândia abre seminário regional de educação destacando pacto municipal pela alfabetização



  

            O programa municipal Pacto pela Alfabetização, implementado desde 2022 pela Prefeitura de Uberlândia na Rede Municipal de Ensino, foi destaque na abertura do 5º Seminário Regional Undime MG. O evento, organizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipal de Educação (Undime) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, teve início na noite desta segunda-feira (27) e segue até esta terça (28), reunindo representantes de mais de 40 municípios em torno do tema "Diálogos, saberes e práticas no contexto da educação pública".

 

            No auditório da faculdade, que sedia o seminário no bairro Morada da Colina, os participantes foram recebidos por uma apresentação dos alunos da escola municipal Cidade da Música. Na sequência, a secretária municipal de Educação, Tania Toledo, apresentou a palestra "Pacto pela Alfabetização: um compromisso para mudar o cenário da alfabetização em Uberlândia".

 

            "O Pacto pela Alfabetização é resultado de uma determinação do prefeito Odelmo Leão e veio em um contexto de pós pandemia. Atento aos possíveis impactos que o ensino não presencial (uma realidade que se faz necessária por determinado período) poderia causar no aprendizado de nossas crianças, o nosso prefeito teve a sensibilidade de nos apoiar no desenvolvimento de um programa focado nas habilidades em língua português e matemática entre nossos alunos. Hoje, estamos no terceiro ano de implementação do Pacto pela Alfabetização, que tem nos proporcionado dados excelentes", conta Tania Toledo.



 

            Se o nível de leitura das turmas de primeiro ano do ensino fundamental estava em 55,52% em 2022, ao final de 2023 passou para 69%. Entre as turmas de 2º ano, o percentual subiu de 73,07 para 74. Já em matemática, o levantamento feito nas Rede Municipal de Ensino aponta que o nível dos alunos de 1º ano passou de 70,61% para 84% entre 2022 e 2023 e de 74,41% para 91% entre os que frequentaram o 2º ano do fundamental no mesmo período.

 

            A implantação do Pacto pela Alfabetização nas escolas municipais de Uberlândia envolve acordo de cooperação firmado pela Secretaria Municipal de Educação e os institutos Projeto de Vida, Raiar e Edube, chegando, neste ano, a 57 escolas e beneficiando mais de 5,5 mil estudantes. O objetivo é alfabetizar todos os estudantes até o 2º ano do ensino fundamental e recuperar a aprendizagem daqueles que ainda não alcançaram essa habilidade e que se encontram no 3º, 4º e 5º anos. Em 2023, o atendimento pelo Pacto foi ampliado aos estudantes do 6º e 7º anos.

 

A metodologia aplicada atende aos preceitos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) e faz uso de evidências e acompanhamentos do desenvolvimento de cada aluno, turma e escola, avaliando conquistas e corrigindo lacunas de aprendizagem quando necessário. Além disso, também oferece capacitações aos professores, modelagem de gestão, qualificação dos processos de aprendizagem e incentiva a atuação em rede com a união da comunidade escolar pelo ideal de uma educação em constante melhoria.

 

PMU