People Analytics: 60% das empresas buscam líderes centrados em pessoas

Você está familiarizado com o People Analytics? Sabe como implementar essa estratégia de maneira  eficiente no seu ciclo de Gente e Gestão? 

Baseada na coleta, organização e interpretação de dados, a metodologia pode ser adotada e  aprimorada por meio de diferentes tecnologias e sistemas de gestão. O objetivo é avaliar características e tendências sobre os colaboradores, favorecendo a tomada de decisões mais  assertivas e eficazes sobre os profissionais da organização. 

Como demonstra a pesquisa da NTT DATA, intitulada "People Analytics: decifrando o novo  comportamento do colaborador digital", 60% das organizações pesquisadas afirmam que a  consolidação de uma liderança centrada em pessoas, autêntica, empática e flexível é uma prioridade. 

Para Robson Barbosa, diretor-executivo da Selpe Gente e Gestão, "cada vez mais os colaboradores  têm buscado se conhecer e aprimorar suas competências técnicas e socioemocionais no contexto  corporativo, visando alcançar maior realização, felicidade no trabalho e crescimento profissional. Para  esse desafio, o People Analytics suporta o RH e lideranças com dados para guiar processos de  desenvolvimento e tomadas de decisão". 

Em conjunto com outras estratégias de assessment, o People Analytics também é importante para o  progresso do negócio. Afinal, é possível obter uma compreensão mais profunda do comportamento e  do desempenho dos profissionais em diferentes momentos de sua jornada na companhia. 

Com esses resultados, é possível identificar padrões e oportunidades de melhoria, promover o  alinhamento comportamental à cultura do negócio e o desenvolvimento dos funcionários. 

"Ao compartilhar as informações obtidas com o talento e time, é possível pensar medidas proativas  para promover um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e com planos de desenvolvimento  de carreira para atrair e reter os melhores profissionais do mercado", concluiu o gestor. 

Assessoria