Óleos essenciais são alternativa sustentável para fabricação de produtos agrícolas


Empresa se destaca por produzir compostos 100% naturais que entregam efeitos múltiplos a partir dos óleos

Cada vez mais, o Brasil vem se destacando no agronegócio ao atingir altos níveis de produtividade por meio de práticas sustentáveis. Essa afirmação é respaldada por dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apontam o país como líder na geração de renda agrícola, ao mesmo tempo em que promove a preservação ambiental em relação a outros 10 países. Esse posicionamento é garantido pela modernização contínua do setor, que busca abordagens não prejudiciais para atender às demandas. Foi nesse cenário que a Hydroplan-EB, uma empresa do ramo, foi inspirada a adotar óleos essenciais como matéria-prima.

“Eles são utilizados como base para a fabricação de produtos naturais com as mais diversas finalidades do setor agrícola. São matérias primas que entregam efeitos múltiplos, a exemplo das ações repelente, antioxidante, espalhante e penetrante”, explica Francisco Carvalho, Gerente Comercial da Hydroplan-EB. De acordo com o especialista, em 2011 teve início a linha de produtos que empregam óleos essenciais, a partir de pesquisas que validaram sua eficácia em projetos de desenvolvimento no campo.

As vantagens do uso

Por serem 100% naturais, extraídos de plantas através de suas folhas, frutos, flores, caule, raízes, rizoma ou sementes, seu uso não acarreta danos no ecossistema. A linha desenvolvida pela Hydroplan-EB tem como finalidade aumentar as alternativas de manejo no campo de uma forma sustentável e segura. “São substâncias voláteis que integram o metabolismo secundário das plantas atuando em diversas funções”, esclarece Francisco.

Com a implementação de alternativas naturais, é possível obter um manejo integrado de pragas e doenças mais eficiente e menos agressivo. Esse enfoque promove a biodiversidade no campo, fortalecendo os ecossistemas agrícolas e tornando-os mais resistentes a mudanças climáticas e outros desafios ambientais.

 

Em quais produtos podem ser encontrados?

Os óleos essenciais são utilizados em produtos variados do setor agrícola, cada um com finalidades específicas. Um exemplo de destaque da Hydroplan-EB é o Pro Lyks, utilizado para limpeza de máquinas e ambientes onde se processam os alimentos. Já o Hapan é um adjuvante de origem vegetal que contém um blend de óleos, destinado a potencializar a ação de determinados ativos utilizados na agricultura. Uma de suas principais funções é aumentar o rendimento da aplicação com melhor cobertura de pulverização, sendo uma ferramenta de manejo fundamental para promover o desempenho e minimizar perdas na lavoura.

Outro produto que utiliza a matéria prima natural é o Valko, um adjuvante agrícola produzido com uma mistura de óleos essenciais de baixo impacto ambiental. Sua fórmula também permite aprimoramento na pulverização, aliada a um efeito potencializador que eleva a eficiência dos demais produtos.

“Esses itens oferecem alternativas mais seguras e menos prejudiciais ao meio ambiente. Pensamos que ações como essa são um passo rumo a um sistema de agricultura com práticas ecologicamente responsáveis”, conclui Francisco.

Assessoria