Minas Gerais recebe projeto que promove serviços odontológicos gratuitos com o apoio de empresas


De acordo com dados do Ministério da Saúde, a realidade do acesso à odontologia de qualidade no Brasil é desafiadora, afetando cerca de 60% da população. Esse cenário contribui significativamente para o aumento de problemas bucais como cáries, doenças periodontais e perda dentária prematura. 

Alarmantemente, aproximadamente 55% dos brasileiros não realizam sequer uma consulta odontológica ao longo de um ano, uma frequência recomendada pelo Ministério da Saúde para a manutenção da saúde bucal.

As consequências dessa negligência são visíveis nas estatísticas e nas próprias bocas das pessoas. Mais de 41,5% da população com mais de 60 anos já enfrenta a perda total de dentes, um sintoma evidente da falta de cuidado com a saúde bucal. Essa ausência de cuidados não se limita apenas à perda dentária, podendo também resultar em cáries, halitose, gengivite e impactar negativamente a saúde geral do indivíduo.

Diante desse cenário, empresas e organizações têm se mobilizado para oferecer projetos e serviços gratuitos à população, buscando preencher as lacunas deixadas pelo sistema de saúde pública e garantir que mais pessoas tenham acesso a cuidados odontológicos essenciais.

O projeto Por1Sorriso resgata o princípio do acolhimento e voluntariado para atender pessoas de baixa renda a fim de preencher lacunas deixadas pelo sistema de saúde pública, especialmente onde o SUS não consegue atender às demandas específicas.

Esse projeto busca parcerias para viabilizar os atendimentos e auxiliar os profissionais nos procedimentos.

"A saúde bucal no Brasil continua sendo uma questão urgente e desafiadora, com muitos brasileiros enfrentando dificuldades para acessar tratamentos odontológicos de qualidade", afirma William Oliveira, diretor de novos negócios da empresa oral care Bluem.  "A falta de acesso a serviços odontológicos adequados contribui para uma série de problemas, e ainda atrapalha a qualidade de vida e bem-estar geral da população."

A presença de William e da empresa Bluem nesta ação, destaca a importância da colaboração entre organizações e empresas em prol de um objetivo comum: melhorar a saúde e o bem-estar das comunidades mais necessitadas. "Novas portas se abrem em conjunto a Por1Sorriso, ampliando seu alcance e impacto na jornada contínua rumo a uma odontologia mais acessível e humanizada", continua.

A próxima ação acontecerá na cidade de Marmelópolis, no Sul de Minas Gerais, do dia 05 ao dia 10 de maio.

O projeto é liderado pela Por1Sorriso, uma organização não governamental dedicada à promoção da odontologia humanizada. Com uma média de duas ações por mês, cada uma estendendo-se ao longo de sete dias, a organização oferece uma gama abrangente de serviços. Desde restaurações simples até cirurgias complexas, passando por tratamentos periodontais e atendimento a crianças e pacientes com necessidades especiais.

No ano de 2023, os números confirmam o compromisso com a causa: foram realizadas 21 ações, atendendo a 4.416 pacientes e realizando mais de 26 mil procedimentos, sendo reconhecidos com a inclusão na lista das 100 Melhores ONGs do Brasil e agraciados com o prestigioso Selo Doar.

 Assessoria