Instituto Unimed Uberlândia patrocina projetos por meio de leis de incentivo


Iniciativas sociais, educacionais, culturais, ambientais e esportivas estão entre as propostas que já se encontram em andamento para receber recursos da entidade

Projetos sociais, culturais e esportivos podem receber patrocínio do Instituto Unimed Uberlândia por meio de leis de incentivo fiscal nas esferas municipal e federal. O anúncio foi feito durante a apresentação da entidade realizada na noite de quarta-feira (15/5) para um público de aproximadamente 200 pessoas entre médicos cooperados e dirigentes da cooperativa. O evento contou com duas apresentações de projetos que já são patrocinadas pelo Instituto: o Espaço Alexa de Música e o grupo teatral Trupe de Truões. Proponentes com projetos aprovados pela lei federal ou municipal, que busquem receber patrocínio, devem preencher o formulário disponível em https://www.institutounimeduberlandia.coop.br/formulario.

Durante a apresentação, o presidente do conselho de administração do Instituto, Marcelo Sinício, destacou que a Unimed Uberlândia fortalece suas ações sociais com a criação do Instituto. “Este lançamento na data de aniversário de 53 anos da Unimed Uberlândia tem um significado especial, pois, demonstra que ela tem compromisso com a sustentabilidade e devolverá para a cidade o que ela nos deu em todos esses anos. Com o lançamento do Instituto, podemos dizer que o Grupo Unimed Uberlândia acaba de ganhar suas ‘asas sociais’, que buscarão unir aqueles que precisam com aqueles que podem ajudar”, afirmou o presidente.

Além da apresentação teatral da Trupe de Truões, a Orquestra Alexa, hoje formada por 42 alunos, também apresentou seu repertório durante o evento. A coordenadora de projetos do Instituto Alexa, Carla Adriane Freitas Cunha, contou que cerca de 700 crianças são atendidas pela instituição. “O patrocínio da Unimed é muito importante para nós porque através dele conseguimos desenvolver este trabalho com essas crianças em três polos da cidade”, contou. A coordenadora relatou ainda o poder de transformação da iniciativa. “Temos ex-aluno que começou conosco quando criança e hoje está tocando profissionalmente em São Paulo. Outros estão cursando faculdade de música graças aos primeiros passos aprendidos dentro do projeto”, revelou.

O evento de lançamento foi acompanhado por cerca de 200 médicos cooperados da Unimed Uberlândia. O urologista Adair José Batista assistiu atentamente às apresentações. “A diretoria da Unimed demonstra que está muito antenada ao visualizar como ela pode ajudar. Vejo que a grande ideia do projeto é descobrir como podemos aproveitar melhor os impostos que pagamos. É muito gratificante ter um Instituto que você pode acompanhar e ver os resultados. O cooperado vai entender que esta é uma forma de ajudar crianças e criar momentos culturais. A cooperativa cresce muito com isso”, afirmou o cooperado.

A história de vida da estudante de psicopedagogia Sabrina Duarte é outro exemplo de transformação. Aos 20 anos ela compõe a Orquestra Alexa tocando Violoncelo. Ela conheceu o trabalho do Instituto Alexa quando tinha apenas 10 anos, estudando música, e hoje faz parte da equipe do Instituto como colaboradora. “Para mim é extremamente gratificante poder contribuir com aquilo que eles me ofereceram e oferecem até hoje”, disse.
O Instituto Unimed Uberlândia é uma iniciativa sem fins lucrativos do Grupo Unimed Uberlândia que visa cuidar da comunidade de forma sustentável, promovendo saúde e oferecendo oportunidades de desenvolvimento humano, com foco na transformação social. O slogan “Cuidado que Transforma” reflete o seu compromisso de cuidar da comunidade, visando gerar mudanças significativas na vida das pessoas.

Além do grupo teatral Trupe de Truões, com o espetáculo de rua MBaé’Tatá; e do Espaço Alexa de Música, estão no escopo as seguintes iniciativas: Autismo, Arte e Cultura; Olímpicos e Paralímpicos II; Moviment(Ação); Fundo do Idoso; Cine Olhar; Memorial de Nós; Sou Mais Batera; Fundinho Festival; Udi Trio Convida; Circo Pititico e Plantão do Circo Pititico. O investimento por meio de incentivos fiscais nos projetos será de aproximadamente R$ 1 milhão. Há, ainda, investimento direto do Grupo Unimed Uberlândia em iniciativas educacionais e de voluntariado.

O corpo diretivo do Instituto Unimed Uberlândia tem a seguinte composição:

Conselho de Administração
Dr. Marcelo Sinicio - Presidente
Dr. Gustavo Brandão 
Dr. Marcelo Gobbo

Diretoria Executiva
Francisco Tavares - Diretor Superintende da Unimed
Lívia Mendes de Paula - Diretora Superintendente da Uni Participações

Conselho Consultivo
Dra. Liliana Silva
Dr. Raphael G. Bettero
Dr. Edvaldo Luiz. Junior
Dr. João Natal da Silva
Dra. Eliane Espíndola