Iniciativa da AACD e da Editora Melhoramentos coloca o termo "capacitismo" no dicionário Michaelis


A palavra "capacitismo" passa a fazer parte do dicionário Michaelis na versão online. A novidade é fruto de uma iniciativa da AACD com a Editora Melhoramentos. O termo descreve a discriminação e o preconceito contra pessoas com deficiência, uma realidade que persiste em diversas áreas da sociedade, como mercado de trabalho, educação e acesso a serviços de forma geral.


"O capacitismo é uma forma de discriminação que ocorre quando você julga a pessoa pela deficiência, e não olha o mais importante, que são todos os potenciais que ela tem. Na AACD nós oferecemos atendimento completo justamente para que as pessoas com deficiência física tenham a oportunidade de ser incluídas na
sociedade e contribuam para um mundo mais humano, justo e democrático. Fazemos também advocacy porque acreditamos que combater o preconceito é fundamental, e ter essa palavra em uma referência como o dicionário Michaelis é uma conquista que vai nessa direção", comenta o superintendente de Marketing e Relações Institucionais da AACD, Edson Brito.


"A língua é viva e o dicionário Michaelis reflete esse dinamismo. Promover mudanças que o atualizem é uma ação que realizamos constantemente, com a colaboração de parcerias tão importantes para a diversidade, equidade e inclusão, como esta com a AACD. Essas ações nos transformam, reforçam nossos compromissos com a sociedade e refletem nossos valores de levar conhecimento e estimular o pensamento crítico dos nossos leitores," destaca Diêgo Sanches, gerente de Produtos e Operações da Editora Melhoramentos.


A Editora Melhoramentos e a AACD são parceiras desde 2019. A instituição é beneficiada pelo programa "Cidadania ao Pé da Letra", realizado pela Editora e que tem como objetivo reverter parte dos recursos apurados com a venda da linha de dicionários escolares de Português, Inglês e Espanhol para projetos educacionais, sociais, ambientais, de saúde, entre outros. A ação social "Cidadania ao Pé da Letra" já teve como parceiros organizações como Instituto Ayrton Senna, GRAACC, Doutores da Alegria, WWF, SOS Mata Atlântica, Casa Hope, Médicos Sem Fronteiras e Todos pela Educação.

 

Como ficou no dicionário
capacitismo
ca.pa.ci.tis.mo
sm
Discriminação e preconceito contra pessoas com alguma deficiência, ligados à crença de que elas não são capazes ou que são inferiores.

 

Assessoria