É preciso desgastar os dentes para colocar lentes de contato? Especialista tira dúvidas

O que Larissa Manoela, Whindersson Nunes, Deborah Secco, Gustavo Lima e Bianca Andrade têm em comum? Além de serem famosos com milhões de seguidores nas redes sociais, todas essas pessoas fizeram um procedimento estético para deixar o sorriso mais bonito: colocaram lentes de contato dental.

 

Nos últimos anos, as lentes viraram uma verdadeira febre entre as celebridades e, como consequência, entre as pessoas comuns. O que muitos não sabem é que, além de deixar os dentes alinhados e superbrancos, a aplicação dessas lâminas é irreversível, dependendo do material escolhido, e também muda o posicionamento dos dentes ao causar desgaste e pequenas alterações morfológicas permanentes

 

O dentista, especialista em estética e aluno da Smile University, Gabriel David, explica que, muitas vezes, as pessoas postam fotos de sorrisos completamente desalinhados nas redes sociais, com imagens do antes e depois, e falam que foram apenas as lentes de contato que corrigiram, mas isso é impossível. "Se temos uma falta de alinhamento dos dentes, temos dois caminhos, o primeiro é corrigir com o aparelho ortodôntico e só depois vamos para as lentes para transformar esse sorriso com harmonia, forma e cor dos dentes, ou então, preparem-se, pois para corrigir um sorriso desalinhado sem um tratamento ortodôntico prévio, utilizando somente lentes de contato dental, vai ser necessário bastante ou significativo desgaste dos dentes. E se estamos falando de bastante desgaste dos dentes, não estamos mais falando de lentes de contato dental; provavelmente, para resgatar esses dentes, vamos precisar de facetas ou coroas de porcelana. Ou seja, lentes de contato dental são tratamentos pouco invasivos e com pouquíssimo desgaste para corrigir imperfeições e gerar um sorriso lindo. Agora, se você apresenta muitas alterações de cor e dentes desalinhados, certamente, o tratamento não será com lentes de contato dental," diz.
 

Uma ótima maneira de evitar arrependimentos com o procedimento é realizar um test-drive com facetas de resina impressas em 3D, que são temporariamente adesivadas. Essa técnica permite ao paciente avaliar a aparência desejada dos dentes sem causar desgastes desnecessários, caso decida alterar o formato ou a cor escolhidos.

 

Assessoria