Como se preparar para o Enem estudando de graça pela internet


 

Crédito: Canva

São Paulo, maio de 2024 - Faltam poucos meses para o Enem, e muitos estudantes ainda têm dificuldade para dominar o conteúdo das matérias, principalmente das específicas para quem vai prestar o Vestibular em Exatas e Saúde, em que é preciso saber bem as disciplinas de Química, Física e Matemática, consideradas o "terror" de muitos alunos. Mas é possível complementar o aprendizado de forma prática e, o melhor, sem gastar nada, por meio de cursos gratuitos específicos por disciplina, estudando pela internet.

 

"Muitos alunos, quando veem as matérias de Exatas, olham como se fossem um 'bicho de sete cabeças', e veem os conteúdos avançados como algo quase impossível de compreender de fato, por isso acabam desistindo sem tentar", avalia o professor de Química e diretor Michel Arthaud, da Plataforma Professor Ferretto, canal 100% on-line focado na preparação para o Enem e vestibulares.

 

De acordo com o docente, é essencial dominar primeiro os conhecimentos básicos das matérias de 'números'. "Essa base sólida será essencial para ingressar em uma faculdade de exatas, pois ela servirá também no curso para entender cálculos avançados ou elementos químicos", aconselha o professor.

 

Com o objetivo de auxiliar alunos na preparação do vestibular, a Plataforma Professor Ferretto disponibilizou gratuitamente cursos completos de Matemática, Física e Química básicas, além de centenas de exercícios para que os alunos experimentem novos métodos de aprendizado e pratiquem o que foi ensinado para ajudar a reter o conhecimento. Os materiais são liberados para acesso após os alunos realizarem um breve cadastro.

 

"É um conteúdo 100% gratuito e rico em informações e que vão acrescentar à vida acadêmica e à preparação dos candidatos. Diversos alunos concluíram o Ensino Médio de forma remota, e isso pode ter impactado em seu desempenho - seja por acesso limitado à internet ou falta de informação", resume Arthaud.

 

"As aulas estão disponíveis em vídeo, facilitando o aprendizado e permitindo que os alunos estudem no seu próprio ritmo, e no horário que puderem", complementa Daniel Ferretto, que é o fundador da Plataforma e o maior influenciador de Matemática da América Latina, com mais de 3 milhões de seguidores em seu canal no YouTube.

 

Para Arthaud, passar no Vestibular é apenas a primeira etapa, pois durante a faculdade os conhecimentos teóricos básicos serão igualmente importantes para poder assimilar as matérias ministradas durante o curso. "Por isso, caso estejam sentindo dificuldade nas matérias do curso universitário, os estudantes precisam exercitar a busca ativa e encontrar novas modalidades de aprendizado", finaliza.

 

Assessoria