Brasileiro é o único da América com medalha na 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia


Da esquerda para a direita, professora Ana Claudia Lopes (Unicamp - Campinas/SP), os estudantes Bernardo Ferreira (Colégio Santo Agostinho - Nova Lima/MG) e Gabriel Martins (Colégio Israelita Brasileiro/CIB - Porto Alegre/RS) e o chefe da Delegação Brasileira, professor Gustavo Coelho (CIB - Porto Alegre/RS). Crédito de Pavol Labuda.

O estudante Bernardo Guimarães Ferreira, do Colégio Santo Agostinho de Nova Lima (MG), conquistou uma Medalha de Prata e está no grupo dos cinco primeiros colocados entre os 108 estudantes que participaram da 32ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), realizada em Helsinque, na Finlândia. "O Bernardo foi o único representante das Américas entre os premiados com medalhas de ouro e prata, o que valoriza ainda mais a premiação conquistada", destaca o Chefe da Delegação Brasileira, professor Gustavo Coelho (CIB), que é também o fundador e presidente do comitê organizador da Seletiva Nacional para a IPO no Brasil.

 

A Olimpíada Internacional é um evento anual, apoiado pela Unesco e pela Federação Internacional de Sociedades de Filosofia (FISP), que tem em seu núcleo um concurso de ensaios filosóficos para estudantes do Ensino Médio. Neste ano, reuniu delegações de 52 países. A prova apresenta quatro tópicos, divulgados somente no dia e horário da redação dos ensaios. Os alunos escolhem um deles e têm quatro horas para redigir seus textos. A redação deve ser em um dos quatro idiomas permitidos: Inglês, Francês, Alemão ou Espanhol, sem que ninguém possa escrever em sua língua nativa. O ensaio de

Bernardo abordou uma reflexão sobre epistemologia ("teoria do conhecimento") a partir do texto do pensador Moisés Maimônides que compunha a prova. 

 

A Delegação Brasileira foi também composta pela professora Ana Claudia Lopes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP) e pelo estudante Gabriel Martins, do Colégio Israelita Brasileiro (CIB), de Porto Alegre (RS). Ele foi selecionado junto com Bernardo em fevereiro, entre estudantes de todas as regiões do país, por um amplo júri formado por diversos professores e pesquisadores universitários.

 

A Medalha de Prata para o Brasil foi motivo de grande reconhecimento por parte de professores e estudantes de outros países, especialmente pelo trabalho que vem sendo desenvolvido no Brasil em torno da seletiva nacional para a IPO. "Com o resultado, o país consolida ainda mais sua posição como um dos mais premiados no evento desde 2017, quando se deu sua primeira participação: uma Medalha de Ouro (2021), duas Medalhas de Prata (2020 e 2024), uma Medalha de Bronze (2022) e cinco menções honrosas (2017, 2018, 2020, 2022 e 2023)", enfatiza Coelho. A 32ª IPO ocorreu de 16 a 19 de maio de 2024.

 

1ª OLIMPÍADA NACIONAL DE FILOSOFIA – De volta ao Brasil, Gustavo Coelho se dedica agora à divulgação ainda maior da 1ª Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), que tem inscrições até 7 de junho. Professor do CIB, Gustavo é co-fundador e Coordenador Nacional do evento, com a professora Mitieli Seixas da Silva, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também do Rio Grande do Sul, como Diretora Geral. Ambos são os idealizadores e atuam com um grupo de professores de todo o país na organização da 1ª Onfil, que tem como instituição promotora a UFSM em colaboração com dezenas de instituições, além do apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

A Onfil será composta por uma etapa regional de um concurso de ensaios filosóficos escritos em língua portuguesa, aplicada simultaneamente em todas as unidades da federação. A final nacional, sediada na UFSM, irá reunir os 10 melhores colocados de cada uma das cinco regiões do país. A partir de agora, a Onfil também passa a incorporar a Seletiva Nacional para a IPO, reservada a 20 estudantes de cada uma das regiões brasileiras segundo sua colocação na etapa regional da Onfil. Mais informações podem ser obtidas em www.onfilbr.org


Assessoria