Água é a principal fonte de transmissão de giardíase para cães e gatos


Créditos da foto: Unsplash 

Parasita que causa da doença pode sobreviver por longos períodos em ambientes aquáticos, tornando a fonte de água contaminada uma importante fonte de infecção 

A giardíase, doença parasitária do trato gastrointestinal comum em cães e gatos, é causada pelo protozoário Giardia duodenalis. Embora muitas vezes seja assintomática, pode se manifestar em alguns animais por meio de diarreia, vômitos, perda de apetite e perda de peso. Esses sintomas podem variar de leves a graves e, em casos avançados ou em animais com o sistema imunológico comprometido, pode representar um risco à vida. 

Responsável por aproximadamente 1 bilhão de casos de diarreia no mundo, a Giardia pode ser transmitida quando os animais ingerem alimentos ou água contaminada com cistos do parasita. "Esses cistos podem ser evacuados nas fezes dos pets infectados e sobreviver no meio ambiente por longos períodos. Os pets podem contraí-los nas mais diversas fontes, seja em casa ou em outros ambientes", explica Marília Scauri Costa, gerente de produtos da Pearson Saúde Animal. 

A prevenção da giardíase em cães e gatos envolve medidas semelhantes às recomendadas para humanos, como garantir água potável limpa e alimentos seguros e manter boas práticas de higiene – em especial nos bebedouros e comedouros. Isso inclui, rotina rigorosa de limpeza das áreas onde os animais vivem e brincam, com o tratamento adequado das fezes dos animais, recolhendo-as e depositando-as de forma recorrente e segura. 

"É importante que os tutores estejam cientes de que o risco de infecção é real e tomem medidas para garantir que seus melhores amigos tenham acesso a fontes de água limpa. É preciso evitar o contato com fontes de água nas quais, por alguma razão, a higiene não possa ser atestada. Por isso, é preciso ter atenção redobrada em passeios e atividades ao ar livre, quando houver maior disponibilidade de líquidos potencialmente contaminados", diz Marília. 

Além da prevenção e limpeza diária da água realizada pelos tutores, é importante destacar a contribuição de soluções, como Helmiben, da Pearson Saúde Animal. Com atuação rápida contra vermes e Giardia duodenalis. Com comprimidos bipartidos, ele também é seguro para filhotes a partir de 15 dias de vida. 

Assessoria