500 mil novas oportunidades de vagas temporárias devem ser abertas neste trimestre

Um levantamento da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) prevê o  surgimento de mais 500 mil novas oportunidades temporárias de emprego para este  trimestre. As indústrias devem concentrar o maior número de vagas (45%), seguidas por  serviços e comércio. 

A projeção é baseada, principalmente, em datas comemorativas como o Dia dos Namorados  e as férias de julho, que movimentam a economia no Brasil.  

Para Glaucus Botinha, Sócio-diretor da Selpe Gente e Gestão, o RH valoriza recrutamentos  práticos e eficientes, como os realizados nessa modalidade de contrato. Além disso, o  trabalho temporário é vantajoso para empresas e colaboradores. 

"Setores suscetíveis a períodos sazonais ou picos de trabalho, como o varejo e o turismo,  podem se beneficiar do trabalho temporário para lidar com o aumento de demandas. Assim,  é possível assegurar a produtividade, reduzir os custos associados à contratação e  treinamento de novos funcionários efetivos, além de construir um banco de talentos para  posições permanentes no futuro", explica Glaucus.  

Essa também pode ser a solução para profissionais que buscam flexibilidade ao ingressar ou  retornar ao mercado. O sócio-diretor reforça que os direitos trabalhistas nos contratos  temporários são estabelecidos pela Lei 6.019/74, e incluem remuneração equivalente à  categoria, pagamento por horas extras, férias proporcionais ao período trabalhado e  recebimento de benefícios da previdência social. 

Assessoria