A Trupe de Truões, grupo de teatro mineiro, apresenta nos próximos finais de semana o espetáculo Infância Roubada. A peça narra a história de uma mulher que, ao enfrentar dores do passado, vê-se imersa em memórias familiares em busca de uma cura para os traumas vivenciados em sua infância. Neste enredo, personagens amados e odiados mudam de aspecto conforme o ângulo da história. As sessões acontecem nos primeiros finais de semana de abril (6, 7, 13 e 14), às 20h, no Ponto dos Truões (Av. Ana Godoy de Sousa, 381). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados 1h30 antes do início das sessões.
Na peça, temas como abuso sexual, machismo e religião surgem para dialogar com a história. Em sua concepção, o espetáculo se propõe a dialogar com os adultos sobre as mazelas que os mesmos causam às crianças. Cássio Machado, diretor do espetáculo, comenta que a peça surgiu do desejo do grupo em se lançar a novos modos de atuação. "Com mais de 20 anos de trajetória criando espetáculos para o público infantojuvenil e com a maturidade cênica adquirida durante os anos, "Infância Roubada" surge como um desafio. Abordar um tema complexo como este permitiu que os atores se aprofundassem no estudo das ações e na busca pela sutileza dos gestos. Esta abordagem permite que o elenco acione um outro estado de presença em que os silêncios dizem tanto quanto as palavras", afirma.
Infância Roubada foi apresentado em setembro de 2021, durante a pandemia da Covid-19. Devido ao isolamento social, o público pôde acompanhar as exibições apenas no formato online. Será a primeira vez que o espetáculo será encenado com a presença física do público.
Como atividade educativa do projeto, a Trupe, junto à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão (Proexc) e da Diretoria de Cultura, realizará uma roda de conversas sobre acolhimento de crianças e mulheres em situação de risco e violação dos direitos da criança e da mulher.
O espaço acontecerá no dia 15 de abril, às 18h, no Bloco 5O-B do campus Santa Mônica da UFU, com a participação de Profª Dra. Anamaria Silva Neves, professora de Psicologia da UFU e coordenadora do Nuavidas; Ana Victória Pimentel, psicóloga e atriz da Cia Traquitana; Carlos Gomes, um dos responsáveis pela área de Artes Cênicas do Itaú Cultural; Profª Dra. Cândice Lisboa, professora do curso de Direito da UFU; Dr. José Roberto Poiani, Juiz da Vara da Infância e Juventude; Nayana Shimaru, psicóloga, atriz e representante OSC Pontes de Amor; Sidnei Pereira, do CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil - RJ; Suyane Almeida - Coordenadora Administrativa da ONG SOS Mulheres; e mediação de Márcia Zanelatto, escritora e dramaturga de, entre outras obras, Infância Roubada; e Dr. Paulo Merisio, ator, diretor e professor de teatro. Não é necessário realizar inscrição para participar do evento.
Infância Roubada é viabilizado pelo projeto "Infância Roubada e os Direitos da Criança e da Mulher" - T.F 140/2022, realizado com apoio do município de Uberlândia, através da parceria celebrada com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, via Emenda Individual Nº 616/2021 de autoria da Vereadora Cláudia Guerra.
SINOPSE
E se fosse a memória uma máquina de desfazer abafamentos, onde pudéssemos encontrar de novo situações que, por força de sua intensidade traumática, esquecemos, enterramos, abafamos na escuridão de nossos sentimentos e corpos?
Uma mulher sente a dor de uma ferida perdida dentro dela. Uma dor antiga que esgota sua vontade de viver, mas que ela não sabe de onde vem. Em busca dessa ferida que precisa ser curada, vamos descer com ela às galerias de sua memória, onde o que de fato aconteceu se mistura a sonhos e pesadelos; onde pessoas amadas e odiadas figuram mudando de aspecto, conforme o ângulo - adoráveis ou sombrias. Uma mulher, sua família, sua infância e a memória como o último recurso para que ela venha a ter um futuro.
SERVIÇO
Espetáculo teatral Infância Roubada
Quando: 6, 7, 13 e 14 de abril às 20h. No dia 13 de abril haverá tradução simultânea em Libras.
Onde: Ponto dos Truões
Endereço: Av. Ana Godoy de Sousa, 381. Bairro: Santa Mônica
Ingressos: entrada gratuita. A retirada de ingressos será realizada a partir de 1h30 antes do início das sessões na própria sede da Trupe
Duração: 1h20
Classificação indicativa: 16 anos
Gênero: Drama
Aviso: O espetáculo apresenta conteúdo sensível e desconfortável para algumas pessoas e possui aviso de gatilho (abuso sexual). Além disso, o espetáculo não é recomendado para pessoas com epilepsia fotossensível por usar luz estroboscópica.
Roda de conversa
Quando: 15 de abril às 18h. Haverá tradução simultânea em Libras.
Onde: Bloco 5O-B do campus Santa Mônica da UFU.
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica.
Duração: 3 h.
Mais informações: www.instagram.com/trupedetruoes
Contato para entrevistas: Franciele Diniz - (37) 98818-9610