Prefeitura encerra participação na Femec 2024 com encontros sobre inovação e apresentações do segmento agro

 

Danilo Henrique/Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

 

Em mais um importante ambiente de negociações para produtores rurais e startups, a Prefeitura de Uberlândia promoveu, no último dia da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) 2024, dois encontros em seu estande próprio montado no evento, a "Arena da Inovação", no Pavilhão do Agronegócio do Parque de Exposições Camaru. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), realizou o Conecta Agro, com apresentações sobre ecossistema de inovação com representantes do segmento agro, e o Conecta Atores do Ecossistema, com explanações de representantes do ecossistema de inovação.

O prefeito Odelmo Leão esteve na "Arena da Inovação" e destacou a importância dos encontros realizados no estande e a presença dos participantes. "Eu parabenizo cada um de vocês que fazem o sucesso de Uberlândia no Brasil. Muito obrigado pela participação de todos", afirmou.  

O Conecta Agro teve a participação da deputada federal Ana Paula Junqueira Leão, presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) e membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Também fizeram explanações a secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, Thalita Costa Jorge, e representantes de instituições de ensino, da empresa de consultoria Companhia de Promoção Agrícola – CPA (Campo), parceira da Prefeitura de Uberlândia nas pesquisas sobre o pó de basalto, e do Sindicato Rural de Uberlândia, parceiro da Prefeitura de Uberlândia na realização da Femec 2024, entre outros.

E no Conecta Atores do Ecossistema, participaram, além do diretor da Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), Reginaldo Mendes, representantes da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) Inovação, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg)/ Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e instituições de ensino, entre outras.

As apresentações realizadas nesta sexta (5) no estande da Prefeitura de Uberlândia, assim como a "Arena da Inovação", foram elogiadas pelos visitantes e participantes da 11ª edição da feira, que é consolidada como o principal evento de Minas Gerais para comercialização e lançamentos de produtos de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas. "As apresentações de hoje ajudam bastante em fornecer conhecimento, que é fundamental para todos nós, em todas as áreas, especialmente no agronegócio", disse o analista de aquisições Rodrigo Vinicius Roberto. "A Arena da Inovação foi muito importante para a troca de experiências, realização de negócios e para aumentar as oportunidades para os produtores rurais em geral", afirmou o CEO de uma das startups participantes da Femec 2024, Bruno Ribeiro Ferreira.

 

Danilo Henrique/Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

 

"Startups do Agro"

A parceria entre a Prefeitura de Uberlândia e o Sindicato na realização da Femec 2024 é pautada no desenvolvimento e expansão do setor agrícola, por meio de ambiente de negócios e apresentações de produtos e serviços. Além do estande próprio, a "Arena da Inovação", a Prefeitura de Uberlândia também preparou, por meio da Secretaria de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), o "Startups do Agro", com a participação de startups selecionadas por chamamento público que desenvolvem produtos ou serviços tecnológicos direcionados ao agronegócio. As startups participantes contaram com tótens distribuídos nos corredores do Pavilhão do Agronegócio. Já para as agroindústrias de pequeno porte, a Secretaria organizou espaço disposto na área do Pavilhão para apresentação e comercialização de produtos. Os expositores foram selecionados a partir de chamamento público.