Obras de interligação entre Câmara de Transição da ETA Capim Branco e Centro de Reservação Alvorada estão na etapa final


Divulgação/Dmae

 

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nesta semana, a etapa final para conclusão da nova adutora de 1.000 mm com extensão de 3,5 km, entre a câmara de transição da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco e o Centro de Reservação do bairro Alvorada. A obra interliga os sistemas de abastecimento Capim Branco e Sucupira. A rede de água tratada está concluída em 97%.

 

A obra está sendo realizada pela Star San Construtora e Locações, empresa vencedora da licitação. O investimento total é de R$ 19,6 milhões com recursos próprios da autarquia e resíduos da obra do Sistema Capim Branco. Para o cumprimento do cronograma, foram disponibilizadas duas frentes de trabalho, uma próxima à rodovia BR-452, na altura do Alvorada, e a outra nas imediações da avenida do Pau Furado com a avenida Anselmo Alves dos Santos. 

 

Divulgação/Dmae

 

Após a interligação e conclusão da nova adutora, serão realizados testes de carga para garantir a estanqueidade e o funcionamento adequado do novo sistema. De acordo com o diretor-geral adjunto do Dmae, engenheiro Guilherme Marques, a obra tem como objetivo garantir a segurança hídrica para a cidade.  

 "Essa interligação da Câmara de Transição ao Centro de Reservação Alvorada é uma parte importante do anel hidráulico, que vai permitir maior flexibilidade operacional para realização de manobras no sistema de abastecimento, garantindo o atendimento contínuo aos moradores de Uberlândia, especialmente nas regiões atendidas pela ETA Capim Branco e Sucupira.

Sistemas de Abastecimento

Uberlândia conta com três sistemas de abastecimento: Sucupira, Bom Jardim e Capim Branco. Cada sistema conta com captação, tratamento e distribuição próprios. A ETA Sucupira tem a sua captação no rio Uberabinha, a ETA Bom Jardim no Ribeirão Bom Jardim e a ETA Capim Branco no rio Araguari. Os três sistemas têm capacidade de produção de água atual de 5,2 mil litros por segundo, suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes, o dobro da população atual conforme o censo do IBGE.

PMU