Minas Gerais está entre estados finalistas na 12ª edição do Campus Mobile

Estudantes de Minas Gerais representam o estado na 12ª edição do Campus Mobile, concurso de inovação e empreendedorismo que conta com a participação de universitários de todo país e tem foco no desenvolvimento de soluções para transformação social. Os projetos, finalistas na competição, são voltados para as categorias de Diversidade, Educação, Entretenimento e Saúde. A iniciativa, que conta com patrocínio do Instituto Claro e apoio do beOn Claro, hub de inovação da operadora, é uma realização da Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico, com apoio da Escola Politécnica da USP.
 

Idealizadores do Cofrinho durante semana imersiva em São Paulo. Foto: Divulgação

Recém-formados em ciência da computação, os jovens Jean Roberto Lopes Cruz, Matheus Amâncio Ferreira e Victor Gustavo Cabral Rodrigues, apresentaram o Cofrinho, aplicativo de educação financeira para crianças e adolescentes, que tem como objetivo orientar esse público em relação à vida financeira. A solução traz simulador e dicas gerais de economia, bem como quizzes educativos sobre o tema. Participando pela segunda vez do Campus Mobile, os estudantes relataram que puderam aplicar melhorias no projeto e deixá-lo mais robusto para o mercado.

Idealizadores do EstiloSeu durante semana imersiva em São Paulo. Foto: Divulgação

Na categoria de Entretenimento, os mineiros competem com o projeto EstiloSeu – Seu Estilista Virtual, idealizado por Angelo Cupertino Machado e Maria Clara Braga Araújo Viana. Por meio de observações cotidianas da dificuldade que muitas pessoas encontram para decidirem as roupas que usarão no dia, a dupla investiu no desenvolvimento de um aplicativo que tem como objetivo, a sugestão de looks com base no guarda-roupa de seus usuários, entregando para lojas parceiras uma base assertiva de ideias e preferências de seu público-alvo. Segundo Machado, a participação no Campus Mobile representa uma virada de chave. "As experiências vividas na Semana Imersiva, despertaram meu pensamento empreendedor", afirma.
 

Com objetivo de conectar entusiastas do Futsal e promover a prática do esporte, nasce o aplicativo Match. Criado por Ana Júlia Gonçalves Alvarenga e João Victor Almeida Amorim, alunos da UNIFEI, em conjunto com Marcus Felipe Novaes Silva, de São Bernardo do Campo, São Paulo. De acordo com os estudantes, o Campus Mobile está sendo uma experiência importante para trabalhar a ideia de mercado e desenvolver o plano de negócios para a iniciativa.
 

Alunos da Universidade Federal de Viçosa, Anna Luisa Ferreira Costas, Juan Pablo Andrade Avela e Leonardo Araujo Resende Aguiar se uniram para desenvolver um dos apps finalistas na categoria de Saúde do concurso. Anna Luisa revela que a iniciativa surgiu pelo interesse comum dos colegas em solucionar problemas sociais por meio da tecnologia aliado à oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na vida acadêmica em um projeto real.

Idealizadores do FaceLita durante semana imersiva em São Paulo. Foto: Divulgação

O FaceLita, aplicativo desenvolvido pelos estudantes, é um jogo destinado a oferecer suporte à crianças com alexitimia, condição que se caracteriza pela dificuldade em identificar e expressar emoções de maneira apropriada, sendo especialmente prevalente em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. A ideia é que esse game seja um instrumento que atenda esse público de uma forma divertida e lúdica.
 

"O Campus Mobile é uma oportunidade incrível para despertar a vontade de produzir ideias que sejam úteis para a sociedade e solucionar muitos problemas que vivemos. Por meio do concurso, conseguimos desenvolver nosso protótipo, que tem o objetivo de gerar impacto dentro da comunidade de pessoas com autismo, contribuindo para a inclusão de maneira lúdica e divertida", declara Anna Júlia.

 

Também representando o estado mineiro no concurso, está Cibelly Cristina Rodrigues Couto, que em parceria com Isabella de Sousa Castro e Joyce Beatriz Ferreira da Costa Silva, estudantes de Goiás, desenvolveram o Nuance, um aplicativo que visa auxiliar pessoas a encontrarem o tom aproximado de suas peles por meio da tecnologia. "O campus é uma experiência de vida, que abre portas para pessoas comuns verem potencial em suas ideias, um verdadeiro financiador de sonhos", afirma a estudante da Universidade Federal de Uberlândia.

 

A etapa final do Campus Mobile, realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com patrocínio do Instituto Claro, e conta com apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e do beOn Claro, hub de inovação da Claro e Embratel, acontece em maio e consagrará um projeto vencedor em cada uma das seis categorias: Diversidade, Educação, Entretenimento, Saúde, Smart Cities e Green Tech & Ag Tech. Os participantes responsáveis pelos aplicativos premiados serão contemplados com um valor em dinheiro para desenvolverem suas soluções e uma viagem de imersão para o Vale do Silício, São Francisco (CA), nos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de viver experiências em grandes universidades e empresas de Inovação da Califórnia.

 

Assessoria