Dmae promove palestras sobre geração de energia renovável na Femec


Prefeito Odelmo Leão, que participou do evento, falou sobre importância da sustentabilidade e sobre os resultados dos estudos em pirólise realizados no município

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), em parceria com empresas do ramo de energia, promoveu, na tarde desta quinta-feira (4), uma série de palestras para alunos e empresas da área de sustentabilidade sobre geração de energia e fertilizantes naturais por meio de processamento dos resíduos sólidos e lodo de esgoto. O evento foi realizado no pavilhão de eventos da Feira do Agronegócio Mineiro (Femec) e contou com a presença do prefeito Odelmo Leão, que falou sobre sustentabilidade e os investimentos da gestão municipal em ações concretas como o recém-lançado Centro de Inovação e Sustentabilidade (CIS).

“Falar em sustentabilidade é fácil. Realizar é o desafio. Neste ano, inauguramos na  ETE Uberabinha, o Centro de Inovação e Sustentabilidade, que representa o primeiro avanço concreto em direção à criação da primeira planta industrial do Brasil destinada à produção em larga escala de energia e fertilizantes a partir do lodo resultante do tratamento de todo o esgoto gerado pela cidade. O projeto piloto já está iniciado”, afirmou.

A primeira palestra, abordou justamente a geração de energia e fertilizante por meio de pirólise e foi ministrada pelo superintendente técnico da Campo, Marcos de Matos, pela especialista em fertilizantes organominerais, Jóisman Faquini, e pelo coordenador do CIS, Edimar Gelinski.

“Mensalmente, mais de 2 mil toneladas de lodo de esgoto são geradas no município, e o nosso estudo demonstra que uma planta em escala industrial terá capacidade de processar, por meio da pirólise, 100% deste material, transformando-o em biocarvão, óleo pirolítico e biogás,” explicou Marcos Matos.

A segunda palestra, realizada por Kennedy Ribeiro, gestor de projetos da Energás, abordou a geração de energia por meio do tratamento de resíduos no Aterro Sanitário de Uberlândia. “Somos a 2ª planta energética movida a biogás do lixo a ser instalada no estado de Minas Gerais e a 5ª no país. Produzimos energia limpa, reduzimos os gases causadores do efeito estufa, evitamos a dispersão do Metano (CH4) na atmosfera e geramos créditos de carbono”, explicou.

A última palestra, que teve como tema a produção de fertilizantes por meio do tratamento de lodo, foi ministrada pelo gestor de RH da Valoriza Fertilizantes, Eduardo Cunha, que explicou sobre o processo utilizado na empresa.