Dia Mundial da Saúde: a importância de fortalecer os músculos


Estudos mostram os benefícios da musculação para viver mais e melhor

Celebrado neste domingo, 7/04, o Dia Mundial da Saúde é, há mais de sete décadas, uma oportunidade para as principais organizações do setor chamarem a atenção da população  para as questões mais relevantes da agenda global de saúde. Nos últimos anos, diversas pautas tiveram protagonismo nessas campanhas. Talvez nenhuma, no entanto, tenha sido reforçada de maneira tão constante e enfática quanto a necessidade da adoção de uma rotina de atividade física. 

De acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas todos os anos se a população mundial fosse mais ativa. Por conta disso, a entidade tem se unido a órgãos de saúde para construir e disseminar cartilhas de boas práticas no âmbito dos exercícios físicos.

O Ministério da Saúde do Brasil é dono de um dos documentos mais completos neste sentido e, além de estabelecer uma quantidade mínima de horas semanais para a prática (60 minutos para crianças e jovens; 150 minutos para adultos e idosos), reforça a importância de estímulos específicos como o da musculação ao longo de todas as fases da vida.

Entre suas principais contribuições, o material desmistificou alguns preconceitos ainda existentes contra a prática da modalidade em grupos como o dos idosos, salientando seus benefícios em áreas transversais da saúde da terceira idade, algo que ganhou eco em uma pesquisa publicada no início deste ano pela pela revista científica GeroSciense.

Ao submeter um grupo de 184 idosos saudáveis com idades entre 85 e 99 anos a diversos testes neurológicos, o trabalho concluiu que aqueles que combinavam musculação e exercícios cardiorrespiratórios apresentavam desempenho superior na velocidade do pensamento cognitivo e das funções executivas.

Os resultados se unem a outros benefícios já bastante conhecidos da musculação no âmbito da qualidade de vida e longevidade dos idosos, tais como a prevenção de doenças cardíacas, diabetes e diversos tipos de cânceres.

Segundo o treinador da Smart Fit Bruno Silva, além dos resultados comprovados, a musculação oferece outras vantagens para os idosos e outros grupos com alguma limitação física. Dentre elas, o profissional destaca a grande adaptabilidade dos trabalhos aos diferentes condicionamentos e aptidões de seus praticantes.

"Atendemos perfis variados como idosos, pessoas com lesões ortopédicas e gestantes. A musculação é um esporte democrático e nosso papel, como professor, é construir o treinamento de maneira personalizado, mostrando que possuem capacidade de realização, independente de comorbidades, idade e outros fatores que muitas vezes afastam as pessoas dos exercícios", afirmou Silva, estimando que cerca de 10% dos alunos que atende procuram a academia por meio de indicação médica.

Os benefícios transversais dos exercícios físicos, segundo o Ministério da Saúde

- Prevenção de doenças com alto índice de mortalidade como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e alguns cânceres;

- Redução do risco de doenças cognitivas como Parkinson e Alzheimer;

- Melhora da saúde mental com a redução da ansiedade, do estresse e dos sintomas depressivos;

- Melhor desempenho funcional nas atividades diárias por meio do aumento do equilíbrio, da coordenação motora e da flexibilidade;

- Promoção de benefícios sociais, aumentando a socialização e a convivência, bem como fortalecimento dos vínculos afetivos ao contribuir para o sentimento de pertencimento a grupos.

Celebre o Dia Mundial da Saúde se exercitando com as dicas abaixo e no vídeo do treinador Bruno Silva:

  •       Agachamento – 3x15 repetições – 1 min. intervalo
  •       Flexão de braço – 3x15 repetições – 1 min. intervalo
  •       Polisapato – 3x20 segundos de execução – 1 minuto de intervalo
  •       Afundo – 3x15 repetições – 1 min. intervalo
  •       Remada curvada fechada – 3x15 repetições – 1 min. intervalo
  •       Abdominal remador – 3x15 repetições – 1 min. intervalo
  •       Pose da criança – 3x20 segundos de execução – 1 minuto de intervalo