Abertura da Femec 2024 foi marcada pela presença de lideranças do agro e grande púbico


Cerca de 450 pessoas acompanharam a solenidade; autoridades destacaram a importância da feira, ressaltaram desafios e conquistas do setor agrícola

A abertura da Femec 2024 ocorreu no auditório do Pavilhão do Agronegócio, reunindo importantes autoridades na manhã desta segunda-feira, dia 1 de abril. Além do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, marcaram presença o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, o vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, a Deputada Federal Ana Paula Leão, acompanhados pelo presidente do Sindicato Rural, Thiago Silveira, e o presidente do Sistema FAEMG SENAR, Antônio Pitangui de Salvo.

Durante o evento, Thiago Silveira expressou sua satisfação com o crescimento da feira e agradeceu a todos os envolvidos, especialmente ao prefeito de Uberlândia pelo apoio desde a primeira edição. Ele ressaltou a importância dos produtores, expositores e investidores para o sucesso da feira, desejando a todos excelentes negócios e incentivando a confiança na economia local. “Escolhemos o tema Biocombustíveis, porque sabemos que a vocação desse país passa pelo agronegócio. E nós sabemos que o tema do desenvolvimento sustentável será mais importante a cada dia que passa, e sabemos que os biocombustíveis são a mola propulsora para a demanda de soja e milho e tendem a crescer cada vez mais”, afirmou o presidente.

A convite do presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, o presidente da Associação dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, parabenizou o trabalho e disse que a feira não é uma das maiores de Minas, mas sim do país. Já o presidente do Sistema FAEMG SENAR, Antônio de Salvo, deixou uma mensagem: “Hoje somos 401 sindicatos rurais atendendo os municípios mineiros, isso nos orgulha muito. Minas é referência para todo o país. Conte sempre com o sistema FAEMG”, disse.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, Thales Fernandes, que também participou da abertura oficial da Femec, disse que Minas está no caminho certo. “As exportações do agronegócio mineiro alcançaram o valor recorde de R$ 2,1 bilhões no primeiro bimestre deste ano com aumento de 15% na receita em relação ao mesmo período de 2023. O setor tem uma capacidade enorme para gerar empregos, renda e dignidade. É isso que temos valorizado. Com políticas públicas efetivas, estamos desburocratizando inúmeros processos para que o produtor rural possa crescer e se desenvolver cada vez mais”, afirmou Fernandes.

A deputada Federal Ana Paula Junqueira Leão parabenizou a feira pelo tamanho que ela alcançou. “Temos que mostrar para toda Minas Gerais como a feira engrandece nosso estado. Nós produtores rurais, sabemos o que precisamos da porteira para dentro, agora da porteira para fora precisamos de segurança jurídica, paz, tranquilidade e de verdadeiros incentivos para os produtores, o agronegócio é a grande força econômica do país. E a Câmara dos Deputados tem contribuído muito para isso com vários projetos”, afirmou a deputada federal.
Após ser homenageado com um vídeo sobre sua trajetória, e um retrato pintado pelo artista plástico Assis Guimarães, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, agradeceu a todos presentes pelo apoio. “Nada na vida se faz sozinho, tenho companheiros leais e sinceros, e aqui não é diferente, parabéns presidente e toda sua diretoria pela Femec”, disse Odelmo Leão.

O Governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, expressou sua satisfação por ter sido convidado a participar da feira deste ano e destacou a importância de valorizar os produtores. “Essas feiras são uma oportunidade única para evidenciar a força do agronegócio e para amplificar a voz dos produtores rurais, reconhecendo o peso significativo de Minas Gerais e do Triângulo Mineiro”. Ao concluir seu discurso, Caiado deixou uma mensagem para o Prefeito de Uberlândia. “Neste ano de 2024, sua voz será ouvida com grande atenção. O povo de Uberlândia demonstra um discernimento notável. Ninguém desejará desfazer todo o progresso que você construiu ao longo desta trajetória que é uma referência nacional. Continue perseverando, pois, sua liderança é indispensável para todos nós”, afirmou Ronaldo Caiado.

Por sua vez, o presidente do Sistema FAEMG SENAR, Antônio Pitangui de Salvo, destacou a necessidade de fortalecer as diversas cadeias do agronegócio brasileiro e mineiro, gerando ambientes propícios para bons negócios. Ele expressou o orgulho do sistema FAEMG em participar de uma feira tão expressiva e enfatizou a importância de considerar a sustentabilidade em todas as atividades do setor agropecuário.
O Vice-governador do Estado de Minas Gerais, Professor Mateus, ressaltou a importância da segurança no campo. “Em Minas Gerais, invasão de terra continua sendo crime e não será permitido. Outro assunto que não podemos deixar passar batido é a produção de leite no estado que está gritando por socorro, e já temos atitudes sendo tomadas com a taxação na importação de leite”, afirmou.

A Femec continua nessa terça-feira com a seguinte programação:


No Espaço Pecuária ocorre:

Agenda do Leite 

No dia 02 de abril às 18hs, em Uberlândia/MG, venha debater estratégias para o fortalecimento do setor leiteiro com especialistas e autoridades. Alguns nomes como Antonio de Salvo (FAEMG), Jônadan Ma, Thiago Silveira, Vicente Nogueira, Deputada Ana Paula Junqueira Leão e Secretário de Agricultura de Minas, Thales Fernandes, estarão presentes.
Durante a mesa redonda, serão discutidas estratégias para enfrentar desafios atuais, como a concorrência internacional do leite, os custos de produção e as oscilações de mercado. Também serão propostas iniciativas para incentivar a inovação, a capacitação dos produtores e a agregação de valor aos produtos lácteos.
O objetivo é que, ao final do evento, fique estabelecido o compromisso de continuar o diálogo e a colaboração entre os diversos atores envolvidos, visando implementar as medidas necessárias para impulsionar o setor do leite, garantindo sua sustentabilidade econômica e social, bem como sua contribuição para o desenvolvimento rural e a segurança alimentar.

Reunião do Núcleo de Presidentes do Triângulo e Alto Paranaíba

Horário: 9 horas
Local: sala de reuniões Deputado Odelmo Leão – Sindicato Rural de Uberlândia
Oficinas Sistema Faemg Senar
Práticas sanitárias - Cria de bezerras
Horário: 09:30 às 11:30
Local: Estande Sistema Faemg Senar
Pecuária de precisão: robótica e automação de atividades zootécnicas
Horário: 13:00 às 15:00
Local: Auditório do Sindicato Rural
Reunião da Comissão Técnica de Grãos do Sistema Faemg Senar
Horário: 14 horas
Local: Estande Sistema Faemg Senar
Qualidade do leite
Horário: 15:30 às 17:30
Local: Auditório do Sindicato Rural
Palestra Técnica
14 horas - Palestra técnica - Caminhos para altas produtividades! 

Com Leandro Carneiro - Consultor Agrobelts
               - Plenária com Agricultores para discutir os desafios para a safra 2024.25
     * Moderador: Mario Zanotto Lavouro.
            - Agricultores:
               - Gabriel - Bioenergética Aroeira.
               - Julio Cesar - Fazenda Pombo
               - Claudionor - Fazenda Fartura 
               - Thiago - Fazenda São José 
               - Aurélio – AgroPorto

Local: auditório do Pavilhão do Agronegócio