Prefeito de Uberlândia entrega ampliação do Hospital e Maternidade Municipal

O prefeito Odelmo Leão entregou, nesta segunda-feira (18), a obra de ampliação do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (HMMDOLC). Agora, a unidade passa a contar com 15 mil metros quadrados de área construída – 2 mil m² a mais que a antiga estrutura – e oferecerá à população novos serviços: pronto atendimento obstétrico, sala de processamento de leite materno e ambulatório. A obra foi realizada pela empresa licitada ABF Construtora com recursos oriundos de contrato de financiamento com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) da Caixa Econômica Federal.

“Essa ampliação vai oferecer um conforto maior aos pacientes atendidos pelo Hospital Municipal. As gestantes, que antes eram atendidas na UAI Martins, vão poder fazer todo o acompanhamento por aqui. O ambulatório também ganhou um espaço próprio, uma vez que, até então, funcionava em outro imóvel nas proximidades. E estamos também com um novo tomógrafo- um modelo do qual só havia três equipamentos no país, todos em São Paulo, e agora o quarto está em Uberlândia, no Hospital Municipal. São melhorias pelas quais temos trabalhado com afinco e estamos trazendo para a população”, disse o prefeito Odelmo Leão.

O novo pronto atendimento obstétrico conta com recepção e sala de espera, além da sala de triagem, sala de observação e de medicação, sala de processamento de leite materno, três novos consultórios ginecológicos e quatro suítes pré-parto. Também foram instaladas áreas de apoio, com a criação da sala de deambulação para as parturientes e sala de espera para a família.

A expansão ocupa uma área aproximada de 1.500 m² e a iniciativa busca ampliar a capacidade de atendimento, otimização a assistência durante o trabalho de parto das gestantes atendidas pela unidade, evitando transferências que hoje ocorrem devido à necessidade de a parturiente ir primeiro à Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Martins.

Já o novo ambulatório foi construído em uma área de 600m², permitindo a integração com o hospital. O espaço conta com seis consultórios para atendimento e dois de ortopedia (todos com instalações de sanitários), sala de espera para 70 pessoas, sala de curativos e coleta de exames, sala para retirada de gesso, recepção ampla – além de parte administrativa, como depósito de utilidades, banheiros para funcionários e pacientes. Além disso, anexo ao prédio do ambulatório foi inserida uma nova sala de estabilização, com cinco leitos.

Durante a cerimônia de entrega da obra, houve a apresentação de placas de homenagens que nomeiam os espaços. O ambulatório recebeu o nome de Ambulatório Niza Ribeiro da Luz, em memória da ex-vice-prefeita de Uberlândia, na gestão Virgílio Galassi, que também atuou como professora, empresária e assistente social e faleceu em 2022. Outra homenagem da gestão Odelmo Leão foi à ex-secretária de Desenvolvimento Social Iracema Marques Barbosa, falecida em janeiro deste ano e que, após décadas de dedicação ao serviço público e à área social, dá nome ao Pronto Atendimento Obstétrico.

A ampliação se junta à reforma em andamento para melhoria do atendimento à população. Na reforma da unidade, já foram concluídos a área do tomógrafo, piso e pintura interna, faltando ainda a pintura externa. “O atendimento às gestantes, que estava concentrado no setor da UAI Martins, passará, a partir desta terça (19), a ter o Hospital Municipal como referência. E a UAI terá um espaço maior para atender os pacientes do pronto atendimento em clínica médica. Já o nosso novo ambulatório poderá receber, a partir da próxima semana, aqueles que precisam tirar ponto, tirar gesso ou mesmo fazer curativos”, explicou o secretário municipal de Saúde, Adenilson Lima.

Com 13 anos de funcionamento, o Hospital e Maternidade Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro é administrado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) sob diretrizes e protocolos da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e tendo o atendimento referenciado para internações, ambulatório e cirurgias.

Em mais de uma década, acumulou importantes conquistas, como habilitação para ser referência hospitalar na atenção à saúde em gestação de alto riscocredenciamentos junto ao Ministério da Saúde para ser unidade de assistência de alta complexidade em traumatologia e ortopedia e para realizar cirurgias de média a alta complexidade de oncologia, contando, ainda, com assistência em alta complexidade de cirurgia cardiovascular e cardiologia intervencionista.

Também tem os selos ISO 9001 (referente ao sistema de gestão de qualidade), ISO 14001 (voltada para o sistema de gestão ambiental) e ISO 45001 (focada na gestão de segurança e saúde ocupacional) e é reconhecido pela excelência em gestão e comprometimento com a população na prestação de serviços em saúde e desenvolvimento sustentável pela “Latin American Quality Awards 2023”. A premiação é o reconhecimento máximo da Latin American Quality Institute (LAQI) devido à excelente gestão de negócios, comprometido com a metodologia LAEM (Latin American Excellence Model) e desenvolvimento abrangente pensando em 2030.

A unidade hospitalar ainda venceu o prêmio nacional que reconhece as melhores práticas de atendimento pelo SUS. Único representante de hospitais públicos de Minas Gerais, o HMMDOLC recebeu o Prêmio CriAção SUS 2023 na categoria “Atenção Hospitalar exclusivo SUS”, com o projeto “Linha de Cuidado a Pacientes Idosos com Fratura de Fêmur”. Ao todo, foram inscritos cerca de 400 trabalhos.

O HMMDOLC ainda obteve o certificado em nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que representa unidades que têm qualidade, interação entre os processos e gestão de excelência com foco em sustentabilidade.  Atualmente, menos de 400 hospitais no país tem acreditação ONA, sendo que apenas 76 são públicos. O hospital municipal também foi premiado e reconhecido como um dos 25 melhores hospitais públicos do país em 2022.