Estrutura de iluminação do Estádio Parque do Sabiá em Uberlândia será modernizado


 

Secom/PMU


A Prefeitura de Uberlândia viabilizará, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) junto à concessionária Engie, a troca e a modernização de toda a iluminação do campo do Estádio Municipal Parque do Sabiá. Nesta quarta-feira (27), o prefeito Odelmo Leão assinou a ordem de serviço, no Centro Administrativo Municipal, para início das obras de revitalização da estrutura, conferindo maior qualidade à iluminação do campo, que passará a atender às exigências da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para a recepção de partidas internacionais no período noturno.
 

"O Estádio Parque do Sabiá está entre as principais praças de esporte do país. Sempre recebe grandes partidas do cenário nacional e torcedores de toda a região. Esse investimento para a troca da iluminação do campo permitirá melhores condições para os jogos que requerem uso de uma iluminação específica. Atletas, torcida e até mesmo as transmissões serão beneficiadas", contou o prefeito.
 

Serão instalados 148 refletores de led na marquise e nas duas torres do estádio. Os equipamentos, constituídos de alumínio naval com pintura eletroestática na cor branca, apresentam potência mínima de 950 watts (W) e vida útil de 100 mil horas. As melhorias terão início imediato, com estimativa de término até setembro deste ano.
 

"Foi feito um estudo profundo pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, com nossos engenheiros, para que pudéssemos deixar o Estádio Municipal Parque do Sabiá como o prefeito Odelmo Leão queria, em totais condições para que Uberlândia possa receber qualquer tipo de jogo de futebol internacional", destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Carrijo.
 

Secom/PMU


A revitalização também terá impactos positivos na manutenção e qualidade no setor, uma vez que reduzirá custos de manutenção do sistema de iluminação, promoverá mais sustentabilidade e respeito ao meio ambiente (uma vez que as lâmpadas de led são menos poluentes que as tradicionais), reacendimento instantâneo em caso de falta de energia, proteção que possibilita limpeza das luminárias por jato d'água, renovação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e troca de todo cabeamento utilizado.

Além da iluminação do campo, o estádio ainda receberá um novo Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA), com 17 para-raios distribuídos por toda a sua estrutura. A Engie será responsável pela execução dos serviços, que serão fiscalizados pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A concessionária também assumirá a manutenção por um período de 17 anos.
 

"Faremos ainda o reforço de toda estrutura que suporta os novos refletores de led. E toda a parte de aterramento do Estádio Parque do Sabiá está sendo refeita para garantir que esse sistema elétrico será confiável. Com essa modernização, vamos garantir três vezes mais luz do que existe hoje com a iluminação antiga no campo", explicou o diretor de Operações da concessionária Engie, Marcus Cunha.
 

O investimento da gestão municipal está orçado em, aproximadamente, R$ 14 milhões e será possível por meio de aditivo contratual via PPP, com utilização de recurso da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), em atendimento à lei complementar municipal nº 755/2023.