Beber pouca água pode prejudicar a saúde dos felinos


 

 

Quem tem gatos sabe: eles não costumam beber muita água. Esse comportamento é tão comum entre os bichanos porque são descendentes de animais que viviam no deserto e absorviam água por meio das presas que consumiam, não sentindo a necessidade de buscar outras fontes de hidratação com frequência, já que não tinham a sensação de sede. Como reflexo, ainda hoje bebem pouca água voluntariamente.

 

Essa particularidade dos felinos pode trazer danos para sua saúde, como o desenvolvimento das urolitíases (popularmente conhecidas como cálculos urinários) e suas consequências, como a doença renal crônica, que pode ocorrer após lesões e obstruções no sistema urinário ocasionadas pelos cálculos. Por isso, é muito importante que os tutores de gatos estimulem o hábito de ingestão de água em seus pets.

 

O médico-veterinário Gustavo Quirino, que atua na equipe de treinamento técnico da Adimax, uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos do Brasil, orienta como reforçar esse hábito no dia a dia: "O bebedouro ideal para estes pets deve ser largo e raso, com água até a borda, já que eles não gostam de encostar as vibrissas (bigodes) no recipiente. Se possível, o tutor deve optar por fontes de água corrente, pois os gatos dão preferência por água fresca e em movimento, e isso vai induzi-lo ao consumo. Ter mais de um bebedouro espalhado pela casa também vai estimular a ingestão de água. Além disso, o tutor deve manter o bebedouro em ambiente tranquilo, fresco, livre da luz solar direta e da possibilidade de pegar chuva, e distante da liteira (caixa de areia)".

 

Gustavo destaca que o tutor também pode usar algumas estratégias simples para incentivar o consumo de água pelo seu animalzinho: "Adicionar alimentos úmidos na dieta, como os sachês, colabora para a ingestão hídrica involuntária. Eles podem ser fornecidos como alimento exclusivo (quando completos e balanceados), misturados ao alimento seco, separadamente como petisco ou ainda misturados com água e até colocados em formas de gelo e oferecidos ao pet como ´sorvete´ nos dias mais quentes. Mas é importante lembrar que o alimento úmido não deve ficar exposto no comedouro por mais de 30 minutos, a fim de evitar a deterioração ou que atraiam insetos que podem contaminar o alimento ou transmitir doenças ao animal, por isso as sobras devem ser descartadas".

 

Além de contribuírem para a ingestão involuntária de água, os sachês possuem baixas calorias quando comparados aos alimentos secos, sendo uma ótima opção de petisco aos gatos que possuem tendência ao ganho de peso excessivo.

 

Buscando atender às necessidades e particularidades dos tutores de pets, a Adimax reforçou seu portfólio da família Origens, com a linha Origens Sachês, a primeira de alimentos úmidos dentro da marca. São alimentos completos e balanceados, com 84% de umidade, nas versões filhotes, adultos ou adultos castrados. A linha apresenta opções tanto para gatos quanto para cães e todos os produtos oferecem diversos benefícios: não contêm corantes e aromatizantes artificiais, contribuem para o equilíbrio intestinal e do trato urinário, colaboram para a saúde das articulações e promovem o cuidado oral. Na versão para gatos castrados, oferece calorias moderadas, colaborando para a manutenção do peso, e contém fibras que auxiliam para a eliminação das bolas de pelos.

 

SOBRE A ADIMAX

Fundada em 2002, a Adimax é hoje uma das maiores fabricantes de alimentos para cães e gatos no Brasil. Com sede em Salto de Pirapora, Região Metropolitana de Sorocaba (SP), filiais em Abreu e Lima (PE), Uberlândia e Juatuba (MG) e Goianápolis (GO), e Centros de Distribuição pelas regiões Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, produz mais de 300 itens em diversas categorias. Entre as marcas de destaque estão a Fórmula Natural, Origens, Magnus e Qualidy.

 

A Adimax tem como missão promover o bem-estar animal e tem o engajamento com várias causas sociais, que fazem parte do seu propósito: "amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência".

 

A garantia da segurança de alimentos é um compromisso da Adimax, que possui em quatro de suas cinco unidades fabris, sendo exceção a recém inaugurada Juatuba, um Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos corporativo e certificado, a ISO 22000, atendendo a padrões internacionais de controle de qualidade, desde a matéria-prima até o produto final. Investe no sistema de gestão ambiental, garantindo um processo que reduz os impactos ambientais e contribui para a sustentabilidade da empresa.