Pedagogia e Administração são os cursos de graduação mais buscados por mulheres, segundo pesquisa

Dia da Internacional das Mulheres, celebrado em 8 de março, é uma data importante para celebrar as conquistas e a crescente busca por igualdade de gênero em diversas esferas da sociedade. Um setor em que as mulheres têm se destacado é o da educação, especialmente na busca por cursos de graduação. De acordo com dados da plataforma Quero Bolsa, que reúne descontos de até 90% na mensalidade de faculdades em todo o Brasil, alguns cursos se destacam como os mais procurados por mulheres no Brasil.

 

Fonte: Quero Bolsa

 

De acordo com dados coletados da plataforma, entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2024, os cursos de graduação mais procurados por mulheres são: Pedagogia (8,54%) e Administração (8,48%), conforme tabela acima. "Observando os quinze cursos mais procurados, podemos ver que as áreas de interesse das mulheres são diversas, abrangendo cursos de exatas, humanas e biológicas. Apesar da preferência se concentrar nas graduações de pedagogia e administração, identificamos a crescente presença feminina em outros setores e áreas do conhecimento", analisa Jessica Brihy, CMO da Quero Educação.

 

As diferentes modalidades de ensino também influenciam no interesse das estudantes. Entre os cursos presenciais, os preferidos foram Direito (21,46%) e Psicologia (19,56%). Já no ensino a distância, as graduações mais procuradas foram Análise e Desenvolvimento de Sistemas (15,72%) e Administração (14,57%). No formato semipresencial, as opções mais buscadas foram Enfermagem (17,80%) e Fisioterapia (10,86%).

 

A plataforma analisou também os cursos mais comprados (tabela abaixo)

 


"Além da matrícula, a importância do diploma do ensino superior para as mulheres é um fator que determina muitas vezes o seu futuro, visto que quando possuem apenas o ensino fundamental incompleto, conseguem ocupar apenas 21.1% do mercado formal e informal de trabalho. Já quando completam o ensino superior sobe para 70.7% a ocupação no mercado formal e informal", conclui Jessica.
 


Foto divulgação - Jessica Brihy, CMO da Quero Educação


Para facilitar o acesso de mulheres à educação superior, a Quero Bolsa oferece bolsas de estudos para esses cursos e muitos outros, visando diminuir as barreiras financeiras para a educação e promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino.


Assessoria